ABC dos Caninos: Seu cachorro está com ciúmes?

Seu cachorro está com ciúmes?



Para saber se o cachorro está com ciúmes, um primeiro passo importante é analisar a situação da casa e se há alguma novo fator que pode estar causando essa sensação no animal. Em vários casos, a entrada de uma nova pessoa ou animal na casa provoca esse sentimento no cachorro.

De acordo com o especialista Dr. Stanley Coren, os cachorros são animais sociais e o ciúmes é um sentimento que aparece em nossas interações sociais. Além disso, os cachorros possuem o mesmo hormônio associado ao ciúmes e à inveja do que os humanos, chamado de ocitocina.

Os cachorros podem exibir alguns sinais físicos que mostram que eles estão com ciúmes. Dentre eles estão:

Latidos excessivos quando o dono mexe com o outro animal ou pessoa. Quando você se aproxima da pessoa ou animal que o seu cachorro tem ciúmes ele começa a latir? Várias vezes, quando um cachorro está com ciúmes, ele late para alertar e também para receber alguma atenção do dono. Dependendo da sua reação, você pode incentivar o seu cachorro a latir sempre que estiver com ciúmes.

Xixi pela casa toda. Alguns cachorros fazem xixi para marcar o seu território ou até para chamar a atenção do dono quando estão com ciúmes.

Destruir a casa, se esconder ou não sair do seu lado. Quando o cachorro está com ciúmes, ele pode mudar o seu comportamento para chamar sua atenção. Dentre eles estão destruir os objetos da casa, comer mais, parar de comer, não sair do seu lado, ou passar o dia escondido para chamar a sua atenção.

Agressividade. O estágio mais intenso de ciúmes é quando o cão apresenta sinais de agressividade, como morder ou dar patadas em uma pessoa ou animal.

Outras mudanças em comportamento. Cada cachorro é diferente e, portanto, pode apresentar diferentes mudanças no seu comportamento quando está com ciúmes. Chorar e lamber as patas, por exemplo, também podem ser sinais de ciúmes e de ansiedade. O importante é notar as mudanças no comportamento do seu animal e relatá-las para um especialista em comportamento canino.

Como tratar um cachorro que está com ciúmes

Nos casos mais extremos, é possível que um cachorro que está com ciúmes sofra também de problemas de saúde. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o cão pára de comer ou lambe excessivamente suas patas. Quando esse for o caso, busque não só o acompanhamento de um adestrador mas também o de um veterinário.

Ainda que seja importante que você mostre ao seu animal que não seu cão não é o único que merece a sua atenção, em vários casos, a mudança no seu comportamento quando essa nova pessoa ou animal entrou na sua casa foi muito grande. Por isso, para o seu cachorro, continuar sabendo que ele tem o seu carinho e atenção pode fazer uma grande diferença. A associação positiva com o novo membro da casa também pode ser um passo fundamental para que o cachorro deixe de ter ciúmes e comece a associar o novo membro com coisas boas, como petiscos, carinho e atenção. Por fim, busque respeitar os limites do animal e não forçar as situações. Isso pode ajudá-lo a proporcionar uma transição mais tranquila.

Fonte: Link Animal
Foto: ABC dos Caninos
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...