ABC dos Caninos: Manchas de lágrima – Lágrima ácida em cães

Manchas de lágrima – Lágrima ácida em cães



Muitos donos de cães de determinadas raças reclamam de manchas de lágrimas em seus cães. Isso, na medicina veterinária, é chamado de Epífora.

Assim como os humanos, os cães produzem uma secreção nos olhos, as lágrimas, para manter os olhos lubrificados e livres de corpos estranhos (pelos, ciscos, etc). Na maioria das raças, essas secreção é drenada pelo ducto nasolacrimal, porém, em algumas raças a lágrima acaba “vazando” e atingindo a região externa dos olhos. Quando essa lágrima está muito ácida, ela acaba manchando a região.

As raças que normalmente apresentam manchas de lágrima são: Cavalier King Charles Spaniel, Poodle, Maltês, Bulldog Francês, Bulldog Inglês e Shih Tzu, embora outras raças não estejam totalmente livres das manchas.

As manchas de lágrima acontecem porque o ducto lacrimal não consegue absorver toda a lágrima produzida e há, assim, um derramamento de lágrima na região. Quando entra em contato com os pelos, a lágrima sofre a ação de bactérias que existem na pele e na pelagem. Daí ocorre a alteração da cor dos pelos da região.

Possíveis causas das manchas de lágrima

No caso dos cães braquicefálicos (de focinho achatado, como o Bulldog Inglês e o Bulldog Francês), o derramamento das lágrimas tem a ver com a anatomia da face. Como o globo ocular é mais saltado, isso acaba comprometendo a drenagem da lágrima, que não ocorre de forma suficiente e acaba derramando lágrima para fora dos olhos. É como quando você chora e seu ducto lacrimal não consegue absorver tudo, então sua lágrima escorre em direção ao nariz.

No caso das raças não braquicefálicas como Poodle, Maltês e alguns terriers, normalmente as manchas acontecem porque eles tem muito pelo ao redor dos olhos e isso acaba irritando a região e aumentanto a produção de lágrima. Manter essa região sempre aparada e verificando se não tem pelos entrando constantemente nos olhos do cão é uma boa saída.

Outras causas do derramamento de lágrima: obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra, inflamações etc. Leve seu cão ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema físico ocasionando o excesso de lágrima.

Como acabar com as manchas de lágrima

Se não houver nenhum problema físico com seu cachorro, apenas o excesso de lágrimas normal e a acidez, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar esse problema.

Atenção: Antes de fazer qualquer coisa, converse com seu veterinário.

- Alimentação
A ração Hills não tem nenhuma comprovação científica de que resolve a questão do PH das lágrimas do cachorro. O próprio fabricante não se posiciona dessa forma e não se compromete em relação à eficácia no tratamento das manchas de lágrimas. Fato é que ao longo dos anos, os proprietários e veterinários constataram que essa ração reduz o PH das lágrimas e evita as manchas. Mas não basta dar a ração. A ração é boa pra prevenir o problema, não para casos em que o cão já está manchado. Além disso, qualquer coisa que altere o PH da lágrima irá comprometer o resultado. Isso inclui petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, etc. Deve-se dar apenas a Hills, que inclusive é uma excelente ração super premium. Um biscoitinho vez ou outra não atrapalha, só não pode tornar isso um hábito e dar diariamente.

- Limpeza
É importante manter a região sempre seca. Use uma gaze para limpar com soro fisiológico e em seguida uma gaze seca para deixar o mais seco possível. Se der, faça isso duas vezes ao dia.

- Angel’s Eyes
Nos EUA, esse produto é muito famoso por resolver o problema das lágrimas dos cães. É um pó que você mistura na ração por 2 meses (nunca mais que isso). Os resultados são impressionantes. Claro, seu veterinário precisa estar ciente se está ok para o seu cão consumir esse produto. Leve as informações da embalagem ou envie pro seu veterinário e pergunte se seu cão pode fazer o tratamento. Não faça nada sem o conhecimento dele.

O problema do Angel’s Eyes é que ele não é vendido no Brasil, precisa trazer dos Estados Unidos (vende na Amazon). Em petshops existem produtos similares, mas não testamos.

Fonte: Tudo sobre cachorros
Foto: A/D
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...