ABC dos Caninos: Com o que os cachorros sonham?

Com o que os cachorros sonham?



Estudos apontam que, assim como os humanos, os cachorros sonham quando estão dormindo. Os cães possuem uma estrutura no cérebro que faz com que eles passem por dois estágios do sono, conhecidos como REM e não REM, sendo o REM o estágio em que os sonhos acontecem. Dessa forma, os sonhos caninos costumam ser relacionados, assim como os nossos, com fatos que aconteceram ao longo do dia.
Segundos estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, esse tipo de sonho não é exclusivo de humanos e já foi percebido até em ratos, revelando que os animais com maior inteligência possuem uma estrutura cerebral análoga e sonham em ordem, para processar as informações e assimilar as lembranças.

Com um eletroencefalograma, pesquisadores analisaram a atividade cerebral de um cão durante o sono, e as ondas cerebrais encontradas seguiram os padrões das dos humanos quando estão em estágio profundo de sono, que dura cerca de 4 horas e que nos fazem se mexer, se contrair ou até falar, sempre com movimentos rápidos.

Teorias apontam que os cães têm sonhos parecidos com os nossos
Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre os sonhos dos cães, ainda é um pouco impreciso dizer, com certeza, sobre o que eles sonham, mas a observação desses animais durante o sono profundo demonstra reações de atividades relacionadas com o dia a dia deles; as patas contraídas podem significar as brincadeiras com o dono ou outros cães e os latidos e gemidos podem ser reflexos da lembrança de alguém diferente que se aproximou da casa, por exemplo. Algumas pesquisas apoiam essa teoria.

Testes feitos com ratos mostram as atividades realizadas pelo cérebro durante o sono desses animais. Durante o dia, os ratos correram em labirintos e tiveram seus cérebros monitorados por toda a atividade. Ao dormir, com os cérebros ainda monitorados, foi percebido o mesmo grau de atividade cerebral de quando eles estavam acordados, o que mostra que eles reencenaram suas vidas conscientes enquanto sonhavam. Os cachorros possuem um grau de atividade cerebral maior que o dos ratos, e se os ratos conseguem fazer tal feito durante o sono, é possível que os cães também possam fazer isso e ir, até, além.

No sono profundo, nunca acorde o cão
Acordar o cão por achar que ele está chorando muito, se mexendo demais ou até mesmo tendo um pesadelo pode causar um susto no animal, além de acordá-lo definitivamente, naquela noite, atrapalhando seu sono de descanso. Na maioria dos casos, um cachorro filhote precisa dormir cerca de 16 horas por dia; já um adulto, entre 9 e 11 horas.

Na necessidade de acordá-lo, ajoelhe-se ao lado do animal e fale com uma voz bem baixa, deixando que ele volte à consciência aos poucos, sem sustos. Em alguns casos, animais que se assustam ao acordarem podem morder o dono. Por esse motivo, é recomendado não se aproximar de cachorros que estão dormindo. Se você perceber que os sonhos estressantes são constantes, procure um veterinário, que saberá qual tratamento é mais indicado para o seu animal.

Fonte: Link Animal
Foto: Google Imagens
Página anterior Próxima página
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...